quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Pronomes 6º ano

 

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SOBRE PRONOMES – 3º bimestre 6º abo



1. Complete as lacunas com os pronomes oblíquos que substituam corretamente os de dentro dos parênteses (o, a, os, as, lhe, lhes) fazendo as modificações necessárias:

a. Dedico ________ um carinho especial. (a eles)
b. Enganaram _______ com certa facilidade. (ele)
c. Pretendo dizer ________ algumas verdades. (a elas)
d. Os deveres, fiz _________ com atenção. (eles)
e. Se precisares do material de desenho, manda buscar _________ (ele)
f. Mandei _______ flores. (a você)
g. A professora fez _________ devolver a caneta. (ela)


2. Escolha os pronomes demonstrativos (este(s), esta(s), esse(s), essa(s), aquele(s), aquela(s), aquilo) que preencham adequadamente as frases:

a) O diretor agarrou o conselheiro e disse-lhe _______ palavras: “Seu desempenho se tornou abominável.”
b) _______ notícia que ele propagou ontem pela manhã foi divulgada no jornal de ontem.
c) Divertimo-nos muito no ano passado. O motivo foi _________________ viagem que fizemos ao exterior.
d) Saí com meu filho mais novo e apresentei-o a um amigo, dizendo-lhe: “_________ é Fabiano.”

3. Preencha as lacunas com um pronome pessoal (reto ou oblíquo) adequado:

a) O sujeito era madrugador, vi ________ cedo na estrada da seringa.
b) O caboclo não sabe como ________ distraiu e deixou a vereda batida.
c) O pau era tão grosso, que quatro homens não ______ abarcavam.
d) Por uma fenda viu o interior do oco onde a onça agasalhara dois filhotes, e de longe ______ vigiava.
e) A onça espreitou pela fenda os filhotes que estavam agitados e veio ver o que ____ havia acontecido.

4. Preencha as lacunas com os pronomes EU ou MIM, de acordo com a situação que a frase exige:

a) Desejava os filhotes para _______
b) As paredes lisas eram o maior obstáculo para _______ sair de lá.
c) Ele contou para _______ o caso tal qual lhe relatei.
d) O que você pede é difícil para _______ resolver sozinho.
e) De _______ depende seu sucesso.

5. Sublinhe os pronomes e classifique-os utilizando o número correspondente à sua classificação:

1. demonstrativo       2. Possessivo       3. Indefinido         4. Interrogativo

a. (     ) Alguma coisa estava errada.
b. (     ) Isso é lamentável!
c. (     ) O senhor nunca esqueceu nada na vida?
d. (     ) Procura outra vez, rapaz.
e. (     ) Quem vai me pagar?
f. (     ) Vou buscar meu dinheiro.
g. (     ) Este carro é de você, usem-no.
h. (     ) Nenhum cavalheiro é digno dela.
i. (      ) Que queres aqui?
j. (      ) Aquilo me comoveu.

6. Complete com um pronome indefinido adequado ao sentido da frase:
a) Pai, você tem ______________ dinheiro aí? Xi, filho. Não tenho_________
b) Quero _________ açúcar. Você pôs ___________
c) Não encontrei ____________, a casa estava vazia e __________ deixou a torneira do quintal aberta.
d) Foi uma grande enchente; nunca vi __________ água em minha vida.
e) O pão nosso de ______ dia, dai-nos hoje.
f) _______ me disse que a festa agradou a ______ e que havia ___________ pessoas muito bem vestidas.

7. Substitua os nomes pelos pronomes adequados.

a) As meninas estudam bastante.


b) Os pais ajudam os filhos.


c) Minha amiga, João e eu saímos à noite.


d) Érica é um a excelente aluna.


e) Polly e eu jogaremos o “jogo do contente”.


f) Pollyanna não perdia a oportunidade de alegrar sua tia.


g)   Polly e o cachorrinho encontraram John Pendleton deitado na ribanceira de um rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário