segunda-feira, 27 de agosto de 2018

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS


ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

Identifique e classifique as orações subordinadas adverbiais abaixo.

1. Embora houvesse uma fresta, a escuridão pareceu-me total. (Jorge Luís Borges)
2. O cyberbullying é um problema crescente justamente porque os jovens usam cada vez mais a tecnologia.
3. Quanto mais conheço os ditadores, mais eu amo meu cachorro. (Zé Geraldo)
4. Se acaso me quiseres, sou dessas mulheres que só dizem sim. ("Folhetim" - Chico Buarque)
5. A fim de que todos participassem, o prazo de inscrição foi prorrogado.
6. A minh'alma chorou tanto que de pranto está vazia. (Milton Nascimento)
7. Segundo dizem os médicos, a atividade física deve ser sempre monitorada.
8. Quando tiver essa sensação de felicidade, não deixe ninguém arrancá-lo desse lugar.
9. Verdes mares que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente. (José de Alencar)
10. Desde que o professor permita, você poderá realizar outro teste.
11.Ainda que eu salve o ratinho branco, outro terá de morrer em seu lugar. (Guimarães Rosa)
12. Conquanto tivesse dinheiro, mantinha sua vida pacata e humilde.
13. À medida que a ciência avança, nossa compreensão do universo se expande.
14. Quando levantei a cabeça, dei com a figura de Capitu diante de mim.  (Machado de Assis)
15. Visto que D. Glória concordara, ele começou a colocar em prática seu plano.
16. A pedreira erguia-se como um monstro iluminado na sua paz.  (Aluísio Azevedo)
17. Tenho de subornar um guarda para que liberte o ratinho branco da jaula da cascavel. (Guimarães Rosa)
18. Como tínhamos previsto, todos terminaram os testes no prazo adequado.
19. Ele se esforçou tanto que conseguiu passar em 3 vestibulares.
20. Se todos cooperarem, atingiremos nosso objetivo.
21. Iracema corria como a ema selvagem.
22. Quando cheguei ao apartamento, fui logo dormir.

Um comentário: