sexta-feira, 14 de setembro de 2018



Orações subordinadas adverbiais – 3º bimestre

Sublinhe e classifique as orações subordinadas adverbiais que seguem.

(As respostas deverão ser entregues na forma de gabarito.)

a) Mesmo estando muito atarefado, ele foi ao passeio.
b) Caso você venha, deixarei a chave na portaria.
c) Vigiai e orai, porque não entreis em tentação.
d) Deus, ó Deus, onde estás que não respondes?
e) Escreve tão bem quanto lê.
f) A redação deve ser redigida consoante a norma culta da língua portuguesa.
g) Quando você voltar, estarei de braços abertos.
h) Você desenha tão bem quanto eu.
i) Segundo fui informada, o show foi cancelado.
j) Quanto mais falava, mais se confundia.
k) Não foi ao baile porque não tinha dinheiro.
l) Embora estivesse doente, trabalhava muito.
m) Tudo vale a pena/ Se a alma não é pequena. (F. Pessoa)
n) Trouxe o sapato e o traje para que ele experimente.
o) Sempre que você vem, ela prepara a casa.
p) Falou tanto que ficou sem voz.
q) Ela era mais bonita do que a irmã.
r) Tomou a medicação conforme o prescrito.
s) À proporção que o tempo passa, tudo vai voltando ao normal.
t) Fiz tudo para que você voltasse.
u) Assim que mudar a estação, sairei de férias.
v) Argumentou brilhantemente, de tal forma que não ficou ninguém sem ser convencido.
w) Aproximei-me a fim de que me ouvissem melhor.
x) À medida que se vive, mais se aprende.
y) Quando os tiranos caem, os povos se levantam.
z) Embora tivesse estudado, fui reprovado.



Gabarito:

Nenhum comentário:

Postar um comentário