EE VISCONDE DE TAUNAY – Nome:
2º ano data:
ATIVIDADE
AVALIATIVA SOBRE O ROMANTISMO – 1º bimestre – 10 pontos
01.Assinale o contexto histórico do período do Romantismo:
a) Iluminismo
b) Revolução Francesa
c) Inconfidência Mineira
d) Impeachment do Collor
e) Descobrimento do Brasil
02. O Romantismo está relacionado com o surgimento de um novo público leitor. Qual é essa classe?
a) burguesia
b) senhores feudais
c) nobreza
d) escravo
01.Assinale o contexto histórico do período do Romantismo:
a) Iluminismo
b) Revolução Francesa
c) Inconfidência Mineira
d) Impeachment do Collor
e) Descobrimento do Brasil
02. O Romantismo está relacionado com o surgimento de um novo público leitor. Qual é essa classe?
a) burguesia
b) senhores feudais
c) nobreza
d) escravo
03. Em
relação ao Romantismo, é verdadeiro afirmar que foi uma corrente literária
a) da segunda metade do século
XVII que se caracterizou pela total obediência às regras vigentes na época.
b) cujos seguidores eram
contra o arrebatamento lírico e preconizavam a arte pela arte, o virtuosismo
técnico e o primado da razão sobre o sentimento.
c) cujas principais
características foram a liberdade de criação, a primazia da emoção sobre a
razão, o subjetivismo, o culto da natureza, a evasão no tempo e no espaço.
d) surgida logo após a
Primeira Guerra Mundial e caracterizada por obras em prosa profundamente
marcadas pela angústia da existência e pelo absurdo da condição humana.
04. Marque a alternativa que não caracteriza a estética romântica:
a) subjetivismo
b) objetivismo
c) culto à natureza
d) pessimismo
Texto para a
questão 5
Este inferno de amar – como eu amo! –
Quem mo pôs aqui n’alma... quem foi?
Esta chama que alenta e consome,
Que é a vida – e que a vida destrói –
Como é que se veio atear,
Quando – ai quando se há de ela apagar?
(Almeida Garret)
05. A
palavra mo, no segundo verso da
estrofe, refere-se a
a) “em mim”
– “este inferno de amar”.
b) “em mim”
– “esta chama”.
c) “este
inferno de amar” – “esta chama”
d) “em mim”
– “n’alma”.
06. São
características da primeira geração do Romantismo brasileiro, exceto:
a) Exaltação
da natureza e da liberdade.
b)
Indianismo.
c)
Brasileirismo (linguagem).
d)
Egocentrismo e individualismo
07. Entre as
figuras de linguagem, como recursos que um autor emprega para obter maios
expressividade, existe a zeugma. A zeugma consiste na supressão de um vocábulo,
já enunciado em frase anterior. No poema de Gonçalves Dias, a zeugma ocorre em:
a) “Sem
qu’inda aviste as palmeira”.
b) “em
cismar, sozinho, à noite”,
c) “Que tais
não encontro eu cá”.
d) “Nossa
vida tem mais amores”.
08. “Ó guerreiros da
Tribo Tupi
Ó guerreiros, meus cantos ouvi.”
Ó guerreiros, meus cantos ouvi.”
A geração da poesia romântica aí representada é:
a) pré-romântica
b) social
c) indianista
d) mal do século
Texto para a questão 9
Minh’alma é triste como a rola aflita
Que o bosque acorda desde o albor da aurora,
E em doce arrulo que o soluço imita
O morto esposo gemedora chora.
09. A estrofe apresentada revela uma situação
caracteristicamente romântica. Aponte-a.
a) O poeta atribui ao mundo exterior estados de espírito que
o envolvem.
b) A natureza agride o poeta: neste mundo, não há amparo para os desenganos morosos.
c) A beleza do mundo não é suficiente para migrar a solidão do poeta.
d) A morte, impregnando todos os seres e coisas, tira do poeta a alegria de viver.
b) A natureza agride o poeta: neste mundo, não há amparo para os desenganos morosos.
c) A beleza do mundo não é suficiente para migrar a solidão do poeta.
d) A morte, impregnando todos os seres e coisas, tira do poeta a alegria de viver.
Texto para a questão 10
O indianismo dos românticos (...) denota
tendências para particulariza os grandes temas, as grandes atitudes de que se
nutria a literatura ocidental, inserindo-as na realidade local, tratando-as
como próprias de uma tradição brasileira. (Antonio Candido)
10.
(FATEC-SP) De acordo com o texto, o indianismo, na literatura romântica
brasileira,
a) procurou
ser uma cópia dos modelos europeus.
b) ignorou a
realidade brasileira aos modelos europeus.
c) ignorou a
literatura ocidental para valorizar a tradição brasileira.
d) procurou
adaptar os modelos europeus à realidade local.
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