EE VISCONDE DE TAUNAY
Nome:
no. 3º
ano data:
ATIVIDADE DE
PORTUGUÊS – PRÉ-MODERNISMO
1. São
todas características do Pré-Modernismo, exceto:
a) É considerada literatura
pré-modernista tudo o que, nas primeiras décadas do século XX, problematiza a
realidade social e cultural do Brasil.
b) A busca por uma linguagem mais
simples e coloquial é uma das preocupações dos escritores pré-modernistas,
especialmente do escritor Lima Barreto, um de seus principais representantes.
c) O período pré-modernista foi
marcado pela convivência entre várias tendências artísticas, ocasionando uma
espécie de sincretismo cultural.
d) O Pré-Modernismo sobrepôs-se
ao Parnasianismo, escola literária vigente em meados do século XX, gozando de
amplo prestígio entre as camadas mais cultas da sociedade.
2. Na prosa, um dos principais
representantes do Pré-Modernismo foi ____________________, cujas principais
características são a fina ironia e a preocupação com o quadro político e
social de sua época. Na poesia, ____________________ destacou-se pela
originalidade e pelo ____________________ de sua única obra publicada em vida,
o livro Eu.
a) Machado de Assis/Manuel
Bandeira/lirismo.
b) Lima Barreto/Augusto dos
Anjos/antilirismo.
c) Augusto dos Anjos/Euclides da
Cunha/simbolismo.
d) Monteiro Lobato/Oswald de
Andrade/antilirismo.
3. (UEL) Assinale a alternativa incorreta sobre o Pré-Modernismo:
a) Não se caracterizou como uma
escola literária com princípios estéticos bem delimitados, mas como um período
de prefiguração das inovações temáticas e linguísticas do Modernismo.
b)
Algumas correntes de vanguarda do início do século XX, como o Futurismo e o
Cubismo, exerceram grande influência sobre nossos escritores pré-modernistas,
sobretudo na poesia.
c) Tanto Lima Barreto quanto Monteiro Lobato são nomes significativos da literatura pré-modernista produzida nos primeiros anos do século XX, pois problematizam a realidade cultural e social do Brasil.
c) Tanto Lima Barreto quanto Monteiro Lobato são nomes significativos da literatura pré-modernista produzida nos primeiros anos do século XX, pois problematizam a realidade cultural e social do Brasil.
d) Euclides da Cunha, com a obra
"Os Sertões", ultrapassa o relato meramente documental da batalha de
Canudos para fixar-se em problemas humanos e revelar a face trágica da nação
brasileira.
4. (PUC-SP) "Iria morrer, quem sabe naquela noite
mesmo? E que tinha ele feito de sua vida? nada. Levara toda ela atrás da
miragem de estudar a pátria, por amá-la e querê-la muito bem, no intuito de
contribuir para a sua felicidade e prosperidade. Gastara a sua mocidade nisso,
a sua virilidade também; e, agora que estava na velhice, como ela o
recompensava, como ela o premiava, como ela o condenava? matando-o. E o que não
deixara de ver, de gozar, de fruir, na sua vida? Tudo. Não brincara, não
pandegara, não amara – todo esse lado da existência que parece fugir um pouco à
sua tristeza necessária, ele não vira, ele não provara, ele não experimentara.
Desde dezoito anos que o tal
patriotismo lhe absorvia e por ele fizera a tolice de estudar inutilidades. Que
lhe importavam os rios? Eram grandes? Pois se fossem... Em que lhe contribuiria
para a felicidade saber o nome dos heróis do Brasil? Em nada... O importante é
que ele tivesse sido feliz. Foi? Não. Lembrou-se das suas causas de tupi, do
folclore, das suas tentativas agrícolas... Restava disto tudo em sua alma uma
sofisticação? Nenhuma! Nenhuma!"
(Lima Barreto)
As obras do autor desse trecho
integram o período literário chamado Pré-Modernismo. Tal designação para este
período se justifica, porque ele:
a) desenvolve temas do
nacionalismo e se liga às vanguardas europeias.
b) engloba toda a produção
literária que se fez antes do Modernismo.
c) antecipa temática e
formalmente as manifestações modernistas.
d) se preocupa com o estudo das
raças e das culturas formadoras do nordestino brasileiro.
5. Nas
duas primeiras décadas de nosso século, as obras de Euclides da Cunha e de Lima
Barreto, tão diferentes entre si, têm como elemento comum:
a) A intenção de
retratar o Brasil de modo otimista e idealizante.
b) A adoção da linguagem coloquial das camadas populares do sertão.
c) A expressão de aspectos ate então negligenciados da realidade brasileira.
d) A prática de um experimentalismo lingüístico radical.
b) A adoção da linguagem coloquial das camadas populares do sertão.
c) A expressão de aspectos ate então negligenciados da realidade brasileira.
d) A prática de um experimentalismo lingüístico radical.
6. Augusto
dos Anjos é autor de um único livro, Eu, editado pela primeira vez em
1912. Outras Poesias acrescentaram-se às edições posteriores. Considerando a
produção literária desse poeta, pode-se dizer que:
a) Foi recebida sem restrições no meio
literário de sua época, alcançando destaque na história das formas literárias
brasileiras.
b)
Revela uma militância político-ideológica que o coloca entre principais poetas
brasileiros de veio socialista.
c) Foi elogiada poeticamente pela
crítica de sua época, entretanto não representou um sucesso de público.
d) Traduz a sua subjetividade
pessimista em reação ao homem e ao cosmos, por meio de um vocabulário em reação
ao homem e ao cosmos, por meio de um vocabulário técnico-científico-poético.
7. Assinale
a falsa, sobre Monteiro Lobato:
a)
traz a paisagem do Vale do Paraíba paulista, denunciando a devastação da
natureza pela pratica agrícola da queimada;
b) explora os aspectos visíveis do ser
humano; seus contos têm quase sempre finais trágicos e deprimentes;
c) vale-se das tradições orais do
caipira, personificado pelo Jeca Tatu, valendo-se do coloquialismo do “contador
de casos”;
d) Nos romances Urupês e Cidades Mortas aborda a decadência da agricultura do Vale
doParaíba, após o “ciclo” do café;
8. (UNOPAR-PR) A linguagem de seus
poemas é marcada por um vocabulário antipoético: escarro, verme, morcego, etc.
Seus temas preferidos são a ingratidão do ser humano, a putrefação dos
cadáveres. São dele os famosos versos: “a mão que afaga é a mesma que
apedreja”. Trata-se de
a) Vicente de Carvalho.
b) Luís Vaz de Camões.
c) Augusto dos Anjos.
d) Vinicius de Moraes.
9. (UFR-RJ) "Crítico
feroz do Modernismo, grande incentivador da disseminação da cultura, defensor
dos valores e riquezas nacionais; conhecido, particularmente, pela sua grande
obra infantil, em que se destacam os personagens do Sítio do Pica-Pau
Amarelo."
O nome do autor a que se refere a afirmativa acima
é:
a) Lima Barreto
b) José Lins do Rego
c) Monteiro Lobato
d) Mário de Andrade
10. (PUC-RS)
Na figura de ....., Monteiro Lobato criou o símbolo do brasileiro abandonado ao
seu atraso e miséria pelos poderes públicos.
a)
O
Cabeleira
b)
Jeca Tatu
c)
João
Miramar
d)
Blau
Nunes
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