sábado, 26 de março de 2016

TIPOS DE SUJEITO 8 º ANO


 

 tIPOS DE SUJEITO  8 º ano – PROFA. SILVANA

lEIA O TEXTO:

O Gato e a Raposa

 

         O gato e a raposa iam por um caminho, conversando. Contaram muita lorota, muita prosa e, afinal de contas, falaram no cachorro, que era um inimigo de ambos. Aí, disse a raposa:

          - Qual o quê! Eu lá tenho medo de cachorro nada! Pra me livrar dele, eu tenho mil expedientes.

          - Pois eu só tenho um - disse o gato.
          Nisso aparece ao longe o cachorro, que vinha danado, farejando a raposa. O gato pulou num pé de árvore e ficou lá em cima [...] dizendo à raposa:
          - O meu é este.
          A raposa, coitada, meteu o pé no mundo. Virou, mexeu, foi, veio, entrou em buraco, saiu de buraco, escondeu-se aqui, escondeu-se ali [...], até que, já morta de cansaço, o cachorro pulou-lhe no cachaço e estraçalhou-a.


FONTE: Henriqueta Lisboa. Literatura oral para a infância e a juventude. São Paulo , 2002. 


  1. Circule o núcleo do sujeito destas orações do texto:

a)      A raposa, coitada, meteu o pé no mundo.
b)      O gato pulou num pé de árvore.
c)      Aí, disse a raposa.
d)      Eu lá tenho medo de cachorro que nada!


  1. Identifique e classifique o sujeito destas orações:

a)      Pra me livrar dele, eu tenho mil expedientes.
b)      O gato e a raposa iam por um caminho, conversando.
c)      Contaram muita lorota, muita prosa.
d)      O meu é este.


  1. No 4º. Parágrafo há uma oração com sujeito posposto, isto é, depois do verbo. Qual é esta oração?



  1. Você já deve ter ouvido falar frases como estas:

Ontem, a gente fomos ao cinema.
A gente pensamos que o filme fosse bom, mas não era.

a)      Qual é o sujeito destas orações?


b)      Qual é o núcleo destes sujeitos?


c)      Por que construções como essas não estão de acordo com a variedade padrão da língua?


d)      Reescreva as frases, adequando-as à variedade padrão da língua.




  1. Circule o verbo e classifique o sujeito das orações em: (S) simples, (C) composto, (O) oculto, (I) indeterminado e (OS) oração sem sujeito.

a)  (     ) Eu voltarei em breve.

b)  (     ) Crianças e adultos adoram ganhar presentes.

c)  (     ) A chuva caía muito forte.

d)  (     ) Passa-se muita fome na África.

e)  (     ) Fizemos a prova em pouco tempo.

f)  (     ) Trovejou muito mas não choveu.

g)  (     ) Fizeram uma festa maravilhosa os alunos e os professores.

h)  (     ) Saí muito cedo hoje.





Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado dos amigos, com certeza, vai mais longe.




Um comentário: