ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
1. (MACK)
"Na ‘Partida Monção’, não há uma atitude inventada. Há reconstituição de
uma cena como ela devia ter sido na realidade." A oração "como ela
devia ter sido na realidade" é:
a) adverbial
conformativa
b) adverbial
proporcional
c)
substantiva
d) adverbial
causal
e) adverbial
consecutiva
2. (FUVEST)
No período: "Era tal a serenidade da tarde, que se percebia o sino de uma
freguesia distante, dobrando a finados.", a segunda oração é:
a)
subordinada adverbial causal
b)
subordinada adverbial consecutiva
c)
subordinada adverbial concessiva
d)
subordinada adverbial comparativa
e)
subordinada adverbial temporal
3.Passada a
tempestade, recolheu as velas”, a oração grifada é reduzida do particípio com
valor de:
a) adverbial
temporal;
b) adverbial
condicional;
c)
substantiva apositiva;
d)
substantiva predicativa;
e) adverbial
causal.
4. (FUVEST)
Na frase "Entrando na faculdade, procurarei emprego.", a oração
subordinada indica ideia de:
a) concessão
b) lugar
c) oposição
d)
consequência
e) condição
5. (EFOA-MG)
"Quando vejo certos colegas mostrando com orgulho aquela rodela imbecil no
pescoço ..." O período que apresenta uma oração com a mesma classificação
da destacada na citação acima é:
a) "Mal
o sol fugia, começavam as toadas das cantigas."
b)
"Caso o encontre, dê-lhe o recado."
c)
"Dado que a polícia venha, prenderemos o assassino."
d) "Uma
vez que cheguem os reforços, atacaremos a praça."
e)
"Contar-lhe-ei o caso, conquanto você guarde segredo."
6. (UFE-PA)
No trecho "Cecília ... viu do lado oposto do rochedo Peri, que a olhava
com uma admiração ardente", a oração grifada expressa uma
a) causa
b) lugar
c) oposição
d)
explicação
e) condição
7. (UF SANTA
MARIA-RS) Leia, com atenção, os períodos abaixo:
Caso haja
justiça social, haverá paz.
Embora a
televisão ofereça imagens concretas, ela não fornece uma reprodução fiel da
realidade.
Como todas
aquelas pessoas estavam concentradas, não se escutou um único ruído.
Assinale a
alternativa que apresenta, respectivamente, as circunstâncias indicadas pelas
orações sublinhadas:
a) tempo,
concessão, comparação
b) tempo,
causa, concessão
c) condição,
consequência, comparação
d) condição,
concessão, causa
e)
concessão, causa, conformidade
8. (UNIMEP)
I - Mário estudou muito e foi reprovado! II - Mário estudou muito e foi
aprovado. Em I e II, a conjunção "e" tem, respectivamente, valor:
a) aditivo e
conclusivo d)
adversativo e conclusivo
b)
adversativo e aditivo
e) concessivo e causal
c) aditivo e
aditivo
9. (UC-MG) A classificação da oração grifada
está correta em todas as opções, exceto em:
a. Ela sabia
que ele estava fazendo o certo - subordinada substantiva objetiva indireta
b. Era a
primeira vez que ficava assim tão perto de uma mulher - subordinada substantiva
subjetiva
c. Mas não
estava neles modificar um namoro que nascera difícil, cercado, travado -
subordinada adjetiva
d. O momento
foi tão intenso que ele teve medo - subordinada adverbial consecutiva
e. Solta,
que você está me machucando - coordenada sindética explicativa
10. (FUVEST)
No período: "Ainda que fosse bom jogador, não ganharia a partida", a
oração destacada encerra ideia de:
a)
causa b) condição c ) concessão d) proporção e) fim
11. (PUC) No
período: "Apesar disso a palestra de Seu Ribeiro e D. Glória é bastante
clara", a palavra grifada veicula uma ideia de:
a)
concessão b) condição c) comparação d) modo e) consequência
12.No
período – “E quanto mais andava mais tinha vontade”, ocorre ideia de proporção.
Assinale a
opção em que tal idéia NÃO ocorre:
a) quanto
mais leio este autor menos o entendo;
b) choveu
tanto, que não pudemos sair;
c) à medida
que corria o ano, o nosso trabalho era maior;
d) quanto
menos vontade, mais negligência;
e) quanto
mais se lê, mais se aprende.
13. (UMC-SP)
Assinale o período em que há oração subordinada adverbial consecutiva:
a) Diz-se
que você não estuda.
d ) Comeu que ficou doente.
b) Falam que
você não estuda. e)
Quando saíres, irei contigo.
c) Fala-se
tanto que você não estuda.
14. (UM-SP)
"Enquanto a universidade não se refizer da reforma universitária, que
deixou de lado a formação humanística, haverá espaço para este tipo de curso
que vê na completa diversidade do público uma prova de que não só a falência da
universidade empurra multidões para as novas salas de aula?"
O período acima, composto por
subordinação, constitui-se de:
a. cinco
orações: duas adjetivas, duas substantivas e uma principal
b. quatro
orações: duas substantivas, uma adjetiva e uma principal
c. cinco
orações: uma adverbial, duas substantivas, uma adjetiva e uma principal.
d. duas
orações: uma adjetiva e uma principal
e. cinco
orações: uma adverbial, duas adjetivas, uma substantiva e uma principal
15. (UM-SP)
Qual das orações subordinadas pode ser considerada adverbial causal?
a. Mesmo que
partas antes, precisarei do resultado das provas.
b. Chegamos
tão cedo, que o portão da faculdade ainda estava fechado.
c. Já que
possuo pouco dinheiro tomarei apenas um lanche.
d. O público
aplaudia euforicamente para que o circense bisasse o número.
e. Realizou
os exercícios de acordo com as instruções do mestre.
16. (UM-SP)
Assinale a alternativa em que as orações destacadas no texto "Vou
agradecer-lhe a esmola que me fez, logo que possa sair" estão
classificadas corretamente:
a) subordinada substantiva objetiva direta,
subordinada adjetiva
b) subordinada adverbial concessiva,
subordinada adverbial temporal
c) subordinada adverbial consecutiva,
subordinada adverbial concessiva
d) subordinada adjetiva, subordinada adverbial
concessiva
e) subordinada adjetiva, subordinada adverbial
temporal
17.
“Estudando sem método, seremos reprovados.”,é oração reduzida de gerúndio, com
valor de subordinada:
a) final;
b)
concessiva:
c)
consecutiva;
d)
condicional;
e)
conformativa.
18. (UNIMEP)
Assinale a alternativa que, embora tenha valor de causa-consequência, não contém
oração adverbial causal:
a) Cheguei
tarde, porque choveu muito.
b) Como
estava doente, não fui à escola.
c) Estava
tanto frio, que não saí de casa.
d) Fiquei
chateado, pois fui despedido.
e) Devo ir
mal na prova, já que não estudei.
19. (FCMPA-MG) Nos períodos seguintes aparece,
entre as orações, uma relação de concessão. Assinale a letra correspondente ao
período em que a relação é outra:
a) Embora
estivesse doente, fiz tudo o que me era possível.
b) Fiz tudo
o que me era possível, apesar de estar doente.
c) Mesmo
estando doente, fiz tudo o que me era possível.
d) Fiz tudo
o que me era possível, conquanto estivesse doente.
e) Fiz tudo
o que me era possível, mas estava doente.
20. (FUVEST)
"Maria das Dores entra e vai abrir o comutador. Detenho-a: não quero
luz." Os dois pontos (:) usados acima estabelecem uma relação de
subordinação entre as orações. Que tipo de subordinação?
a)
temporal b) concessiva c) final d) conclusiva e) causal
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