Nome: nº 6º. Ano ____
OBJETIVO: construir o conceito de substantivo e sua relação com o adjetivo.
1) Leia com muita atenção o quadro e transcreva o que se pede.
livro, rapaz, Brasília, Andréia, fome, fada,clube, amor, peixe, beleza, raiva, dor,motorista, dragão, Espanha, rapidez,coqueiro, ataque, maldade, beijo, Marcelo,anel
a) substantivos que dão nomes a lugares: ___________________________________________
b) substantivos que dão nomes a objetos, animais ou plantas: ___________________________
c) substantivos que nomeiam seres humanos: _______________________________________
d) substantivos que designam seres imaginários: _____________________________________
e) substantivos que nomeiam sentimentos: _________________________________________
f) substantivos que dão nomes a qualidades ou características: _________________________
g) substantivos que nomeiam sensações físicas: ______________________________________
h) substantivos que designam ações: ________________________________________
2) Transcreva do quadro do exercício anterior:
a) dois substantivos próprios: ______________________________________
b) dois substantivos comuns: ______________________________________
3) No que diz respeito à primeira letra, qual a diferença de grafia (escrita) entre os substantivos próprios e os comuns?
4) Acrescente aos substantivos destacados as características indicadas nos parênteses. Se necessário, modifique a forma da(s) palavra(s)que você vai acrescentar. Veja o exemplo:
Ana colheu flores. (vermelho)
Ana colheu flores vermelhas.
a) Maria entrou num jardim. (florido)
b) As crianças colheram laranjas. (saboroso /maduro)
c) Na praça havia muitas crianças. (esperto /alegre)
5) Sublinhe os adjetivos e indique com uma seta a que substantivo eles se referem.
a)O velho usava um chapéu grande.
b) As crianças caminhavam felizes pelas ruas.
c) D. Teresa tinha umas ideias malucas.
d) O bom aluno consegue bons resultados.
e) A garota ficou nervosa com o irmão.
f) Encontrei um pobre cãozinho abandonado.
g) As crianças pequenas estavam alegres.
h) Aquele garoto tem cabelos ruivos e longos.
6) Faça o que se pede:
a) Assinale a frase em que a palavra “doces“ é um adjetivo.
I- As mangas doces eram colhidas pelas crianças.
II - Naquela fazenda as crianças comeram muitos doces.
b) Assinale a frase em que a palavra velho é adjetivo.
I - Um velho apareceu na rua.
II - Um homem velho apareceu na rua.
c) Assinale a frase em que a palavra estranho é adjetivo.
I- As crianças chegaram a lugar estranho.
II - Um estranho pediu-nos algumas informações.
7. Leia com bastante atenção e observe o que se solicita:
SUBSTANTIVO - 6º ano
O APITO DO GAIOLA
Foi num dos últimos dias de dezembro, no fim do jantar, que me deram a grande notícia: no começo de fevereiro, meu pai iria levar-me para o colégio, em São Luís.Creio que não houve, na minha meninice, novidade que me causasse contentamento. Senti tanta emoção, que as mãos me esfriaram e as pernas me tremeram. E disparei, no mesmo instante, para o cruzeiro do largo da igreja. Àquela hora, toda a minha roda estava reunida. Não esperei chegar perto: dez metros antes, fui despejando afoitamente a notícia: - Sabem vocês de uma coisa? Eu vou para um colégio na cidade. Houve um silêncio profundo no grupo. Todos me olharam surpreendidos. Contei o que tinha ouvido em casa: a conversa de meu pai resolvendo a viagem, a conversa de minha mãe sobre o enxoval que me ia fazer.Quando acabei de falar, estavam todos comovidos. A cidade! Para uma criança daquele tempo, ir para a cidade era qualquer coisa parecida com ir para o céu. A cidade, PA nós, era São Luís, a capital (Texto extraído do livro Cazuza)
a) Retire do texto um substantivo próprio.
b) Retire do texto um substantivo e um adjetivo correspondentes.
c) O texto é um texto narrativo, pois apresenta um fato acontecido. Qual?
d) Qual o tempo e o espaço da narrativa?
e) Qual o personagem principal?
f) Quem conta a história: um narrador que participa ou só observa?
Nenhum comentário:
Postar um comentário