EXERCO
EXERCÍCIOS SOBRE ORAÇÕES COORDENADAS
1- Circule a
conjunção coordenativa e classifique a oração coordenada conforme os códigos a
seguir:
A –
coordenada aditiva
B –
coordenada adversativa
C –
coordenada alternativa
D –
coordenada explicativa
E –
coordenada conclusiva
a) ( ) Não fomos ao aniversário, porém
trouxemos o presente.
b) ( ) Ou tentas se qualificar melhor, ou serás
demitido.
c) ( ) Conseguimos obter um ótimo resultado,
pois nos esforçamos bastante.
d) ( ) A garota não compareceu à aula porque
estava doente.
e) ( ) Viajamos muito e chegamos exaustos.
f) ( ) Não vejo importância neste tema, portanto
encerraremos a reunião.
g) ( )Não gosto de sua atitude, todavia não lhe
trato mal.
h) ( ) Ou galopa ou sai da estrada. (Refrão
gaúcho)
i) ( ) Os operários protestam, reclamam e exigem
explicações.
j) ( ) Decerto choveu nas cabeceiras do rio,
porque o caudal avolumou-se muito, hoje.
k) ( ) Os argumentos sobre os malefícios da
poluição não os abalam nem comovem.
l) ( ) O homem depende do solo e da flora; deve,
pois, preservá-Ios.
m) ( ) "O navio deve estar mesmo afundando,
pois os ratos já começaram a abandoná-Io." (Érico Veríssimo)
n) ( ) Seremos vencedores ou iremos provar o
amargor da derrota?
o) ( ) O rio ora se estreitava, ora se alargava
caprichosamente.
p) ( ) Mônica não era uma beldade, contudo
impunha-se pela sua simpatia.
2. (Univ.
Fed. Santa Maria – RS) – Assinale a sequência de conjunções que estabelecem,
entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido.
Correu demais, ... caiu.
Dormiu mal, ... os sonhos não o deixaram em
paz.
A matéria perece, ... a alma é imortal.
Leu o livro, ... é capaz de descrever as
personagens com detalhes.
Guarde seus pertences, ... podem servir mais
tarde.
a) porque,
todavia, portanto, logo, entretanto
b) por isso,
porque, mas, portanto, que
c) logo,
porém, pois, porque, mas
d) porém,
pois, logo, todavia, porque
e)
entretanto, que, porque, pois, portanto
3. Junte as
orações dadas em cada item, usando como ligação uma conjunção coordenativa e
indique o tipo de relação estabelecida.
Ex.: a) Ela não teve tempo de estudar.
Esforçou-se e fazer uma boa prova.
Ela não teve tempo de estudar, no entanto, esforçou-se em fazer uma boa
prova. (adversativa)
a) O
campeonato foi muito duro. Os atletas merecem um longo descanso.
b) Você é um
grande amigo nosso. Contamos urgentemente com sua ajuda.
c) Ela é uma
pessoa competente. É capaz de falhar,
algumas vezes, como qualquer um de nós.
d) Ele quer ficar rico. Deve trabalhar com
muito afinco.
e) Não desanime diante das dificuldades. A
recompensa vale o esforço.
f) O velho pai sofria com isso. Não chorava
vem maldizia a sorte.
g) Aquela cidade não oferece muitas chances
de trabalho. Muitos jovens insistem em não sair de lá.
h) Não gostava da vida na cidade. Tinha
planos de comprar um sítio e ir morar no interior.
4. Relacione
as colunas:
a) Tentou
matar as formigas, mas não
conseguiu.
b) Ele
não sabia se trabalhava ou se
tentava matar as formigas.
c) Ele
queria ter uma casa e plantar
uma horta.
d) Era
chamado de vadio, pois
trabalhava pouco.
e) Ele
trabalhava pouco; logo era
chamado de vadio.
( ) relação de conclusão
( ) relação de contraste,
adversidade
( ) relação de confirmação
ou explicação
( ) relação de alternância
( ) relação de acréscimo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário