EE VISCONDE
DE TAUNAY
Nome:
nº 1º ano data:
ATIVIDADE AVALIATIVA
SOBRE O ARCADISMO
1) (Cescem)
- O Arcadismo, didaticamente, inicia-se, no Brasil, em 1768:
a) com a fundação
de Arcádia de Lusitana.
b) com a publicação de poemas de Cláudio Manuel da Costa (em Lisboa) e pela fundação da Arcádia Ulissiponense.
c) com a publicação dos poemas de Cláudio Manuel da Costa (em Lisboa) e pela fundação da Arcádia Ultramarina.
d) pela vinda da família real para o Brasil.
b) com a publicação de poemas de Cláudio Manuel da Costa (em Lisboa) e pela fundação da Arcádia Ulissiponense.
c) com a publicação dos poemas de Cláudio Manuel da Costa (em Lisboa) e pela fundação da Arcádia Ultramarina.
d) pela vinda da família real para o Brasil.
2) (Puc rj)
– Qual dessas afirmações não caracterizava a poesia arcádica realizada
no Brasil no século XVIII?
a)
Procurava-se descrever uma atmosfera denominada locus amoenus.
b) A poesia seguia o lema de “cortar o inútil” do texto.
c) As amadas eram ninfas, lembrando a mitologia grega e romana.
d) Os poetas da época não se expressaram no gênero épico.
b) A poesia seguia o lema de “cortar o inútil” do texto.
c) As amadas eram ninfas, lembrando a mitologia grega e romana.
d) Os poetas da época não se expressaram no gênero épico.
3)
(Ufviçosa) – Sobre o Arcadismo no Brasil, podemos afirmar que:
a) produziu
obras de estilo rebuscado, pleno de antíteses e frases tortuosas, que refletem
o conflito entre matéria e espírito.
b) não apresentou novidades, sendo mera imitação do que se fazia na Europa.
c) além das características europeias, desenvolveu temas ligados à realidade brasileira, sendo importante para o desenvolvimento de uma literatura nacional.
d) apresenta, já, completa ruptura com a literatura européia, podendo ser considerado a primeira fase verdadeiramente nacionalista da literatura brasileira.
b) não apresentou novidades, sendo mera imitação do que se fazia na Europa.
c) além das características europeias, desenvolveu temas ligados à realidade brasileira, sendo importante para o desenvolvimento de uma literatura nacional.
d) apresenta, já, completa ruptura com a literatura européia, podendo ser considerado a primeira fase verdadeiramente nacionalista da literatura brasileira.
4) (Cescea)
– Entre outras características do Arcadismo, encontramos:
a)
utilização, pelos poetas, de pseudônimos pastoris.
b) condenação do Barroco, que prevaleceu no século XVI, nas suas formas de cultismo e conceptismo.
c) a arte não deve ser concebida como imitação da natureza.
d) o cultismo e o conceptismo.
b) condenação do Barroco, que prevaleceu no século XVI, nas suas formas de cultismo e conceptismo.
c) a arte não deve ser concebida como imitação da natureza.
d) o cultismo e o conceptismo.
5) A respeito da época em que
surgiu o Arcadismo:
a) o século
XVIII ficou conhecido como “século das luzes”;
b) os “enciclopedistas”construíram os alicerces filosóficos da Revolução Francesa;
c) o adiantamento cientifico é uma das marcas desta época histórica;
d) a burguesia conhece, então, acentuado declínio em seu prestígio;
b) os “enciclopedistas”construíram os alicerces filosóficos da Revolução Francesa;
c) o adiantamento cientifico é uma das marcas desta época histórica;
d) a burguesia conhece, então, acentuado declínio em seu prestígio;
6) (Puc) –
Relacione as colunas:
1.Glauceste
Satúrnio
2.Alcindo Palmirendo
3.Dirceu
4.Termindo Sipílio
5.Lereno
2.Alcindo Palmirendo
3.Dirceu
4.Termindo Sipílio
5.Lereno
( ) Tomás
Antônio Gonzaga
( ) Cláudio Manuel da Costa
( ) Basílio da Gama
( ) Caldas Barbosa
( ) Silva Alvarenga
( ) Cláudio Manuel da Costa
( ) Basílio da Gama
( ) Caldas Barbosa
( ) Silva Alvarenga
7) (UF de
Viçosa) – Marília de Dirceu, famosa obra arcádica brasileira, inspirada em
Maria Dorotéia de Seixas Brandão, foi escrita por:
a) Manuel
Inácio da Silva Alvarenga.
b) Inácio José de Alvarenga Peixoto.
c) Tomás Antônio Gonzaga.
d) José Basílio da Gama.
b) Inácio José de Alvarenga Peixoto.
c) Tomás Antônio Gonzaga.
d) José Basílio da Gama.
8) (UF
Viçosa) – Os autores de Vila Rica, Caramuru e Uruguai foram, respectivamente:
a) Cláudio
Manuel da Costa, Santa Rita Jabotão e Graciliano Ramos.
b) Cláudio Manuel da Costa, J. de Santa Rita Durão e José Basílio da Gama.
c) Santa Rita Durão, Manuel Botelho de Oliveira e Adonias Filho.
d) José Basílio Gama, Nuno M. Pereira e Tomás Antônio Gonzaga.
e) Cônego Luís Vieira da Silva, Alvarenga Peixoto e Plínio Salgado.
b) Cláudio Manuel da Costa, J. de Santa Rita Durão e José Basílio da Gama.
c) Santa Rita Durão, Manuel Botelho de Oliveira e Adonias Filho.
d) José Basílio Gama, Nuno M. Pereira e Tomás Antônio Gonzaga.
e) Cônego Luís Vieira da Silva, Alvarenga Peixoto e Plínio Salgado.
9) Poema satírico sobre os
desmando administrativos e morais imputados a Luís da Cunha Menezes, que
governou a Capitania das Minas de 1783 e 1788:
a) Marília
de Dirceu
b) Vila Rica
c) O Uraguai
b) Vila Rica
c) O Uraguai
d) Cartas
Chilenas
10) (UFRS)
Instrução: Os fragmentos abaixo se referem à questão a seguir:
I – Nise?
Nise? Onde estás? Aonde espera
Achar-te uma
alma, que por ti suspira (...)
II – Glaura!
Glaura! Não respondes?
E te
escondes nestas brenhas?
Dou às
penhas meu lamento;
Ó tormento
sem igual!
III – Minha
bela Marília, tudo passa:
A sorte
deste mundo é mal segura
Se vem
depois dos males a ventura,
Vem depois dos prazeres a desgraça.
Vem depois dos prazeres a desgraça.
Os poetas
árcades brasileiros tinham as suas musas inspiradoras, a quem se dirigiam
frequentemente em seus poemas. Pelas musas, evocadas nos versos acima, pode-se
dizer que os seus autores são, respectivamente:
a) Cláudio
Manuel da Costa, Silva Alvarenga e Tomás Antônio Gonzaga.
b) José Basílio da Gama, Cláudio Manuel da Costa e Alvarenga Peixoto.
c) Tomás Antônio Gonzaga, Silva Alvarenga e Alvarenga Peixoto
d) Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Frei Santa Rita Durão.
b) José Basílio da Gama, Cláudio Manuel da Costa e Alvarenga Peixoto.
c) Tomás Antônio Gonzaga, Silva Alvarenga e Alvarenga Peixoto
d) Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Frei Santa Rita Durão.
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